segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Festa Mexicana - Parte 1

Viajar e conhecer a cultura e a  gastronomia de um lugar diferente nem sempre é  possível né? Mas  podemos trazer tudo isso pra  cá! Você  já experimentou comida mexicana? Lembra um pouco de comida baiana  pelo fato de ser bem apimentada, e nesse  clima de  verão, vc se sentirá na terra dos  mariachi.
Siga as dicas abaixo e sinta-se à  vontade  pra dar  o seu toque pessoal.

Decoração:

Bom, a  festa deve ser  bem colorida. Faça fitas de  papel crepom nas cores amarelo, vermelho, verde limão, rosa e azul e espalhe pelos  lugares, pendure nas janelas, nas luminárias, nas mesas , etc. As mesas  também devem ser forradas com toalhas estampadas bem coloridas. Pimentões,girassóis, pimentas dedo de  moça, cactos e  folhas de  bananeira darão um charme a  mais  no ambiente. Folhas  de  bananeira  vc  acha  em qualquer lugar, pimentas  também, mas se  vc  preferir pode  usar e abusar  das  cartolinas  para  fazer  grandes  pimentas  vermelhas, cactos e a  bandeira  do México, claro. Se  der , use  panelas de  bairro pra  ficar bem típico. Não esqueça dos sombreros. Se não achar, faça  um de  cartolina, só pra  dar  um tcham.










Música:

Muita  música  latina!!! No começo da  festa  pode  botar pra tocar aquelas  bem bregas , ou uma banda de  mariachi tocando, ou sei lá, qualquer  coisa  que te lembre  o México: "la cucaracha", "quanta lamera" e não sei mais  o que. No meio da festa, colo que  outras músicas  latinas, já no final pode  colocar  qualquer  uma dançante ( caso seja  uma  festa  pra  dançar), se  for uma  reuniãozinha pode gravar umas aberturas  de  novelas mexicanas e deixar rolando.

Piñata/ Pichorra






















São recipientes feitos de  papel maché e enfeitados  com tiras de  papel colorido. Não é  difícil fazer e  pode  até ser divertido. Eles são adorados pelas crianças no México e em outros  países. A pinãta é cheia de doces para que  uma  criança vendada a destrua com um porrete, fazendo todos os doces caírem.
vc vai precisar de:
*uma bexiga

*doces
*cola branca
*pincel
*jornal
*papel colorido ( ou crepom)
*tesoura
*barbante grosso
-como fazer
Em um recipiente, misture  uma parte de  água pra uma parte de  cola  branca.Encha o balão ( quanto maior, maior será a piñata) e  com  o pincel vá  fazendo o seguinte: aplique a mistura de água e cola e cole uma  tira no balão de  festa, vá fazendo isso até sobrar só uma pequena parte sem jornal colado. Deixe esse  balão com cola pendurado secando até o outro dia. Quando seco, estoure o balão e faça dois buracos nas laterais próximas à abertura que  ficou e  passe o barbante grosso. Corte, junte as  duas  pontas e  dê um nó. Encha a  piñata com doces e feche a  abertura que ficou com um pedaço de papel. Deixe secar e após isso é só enfeitar como quiser. Pode fazer uma  coisa bem simples, em formato esférico com tiras  coloridas, como também pode  fazer em formatos de animais, de  pessoas, com cones  coloridos pra formar  uma estrela, ou o que  sua  imaginação e criatividade  permitir.













Ainda essa semana  eu volto com a  segunda parte desse  post, dando receitas e dicas  pra  vc  fazer  sua  festa mais divertida e  mais  barata. Até mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário